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 Pressão e Altimetria

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Joao Paulo
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MensagemAssunto: Pressão e Altimetria   30/4/2010, 21:25

Mais um belo tutorial da IVAO

CALOR E TEMPERATURA
Definições
Calor: É uma forma de energia. (energia em trânsito);
Temperatura: É o estado de aquecimento de um corpo ou o grau de agitação
das partículas que o constitui;
Termômetro: Aparelho que fornece a leitura momentânea da temperatura;
Termógrafo: Aparelho que fornece a leitura e registro da mesma;
Zero absoluto: 0K, -273ºC ou -459ºF. É a temperatura na qual cessa agitação
dos átomos e moléculas de um corpo.
Conversação de Temperaturas
ºC = 5/9 (ºF- 32)
ºF = 1,8ºC+ 32
K = ºC + 273
Onde,
ºC - Graus Celsius
Fº - Graus Fahrenheit
K - Graus Kelvin
Propagação do calor
• Convecção: Ocorre na vertical e é efetuado pelas CORRENTES.
• Advecção: Ocorre na horizontal e é efetuado pelos VENTOS.
• Condução: É um processo mais efetivo nos corpos sólidos,
principalmente nos metais onde as moléculas permanecem em sua
posição original.
• Radiação: É o transporte de calor a distância, sem contato entre os
corpos, ou é o transporte de calor através de fluídos rarefeitos. Ex: o
calor do sol que chega à terra.

Variação térmica no globo
GTV – Gradiente Térmico Vertical ( Variação da Temperatura com a Altitude)
Pressão Atmosférica
Pressão atmosférica: P = F/Aou P = m.a / A ou P = m.g / então : P = P/A
Unidade de pressão: é o Hecto-Pascal (HPa), então 1,033 Kg f /cm² =
1013,25 hpa.
Instrumentos:
1. Barômetro: leitura momentânea;
2. Barógrafo: leitura momentânea e registro.
Gradiente de pressão:
1. Na Vertical: SEMPRE diminuí com a altitude
2. Pela superfície da terra: Varia na horizontal de ponto para ponto,
dependendo de vários fatores como a Temperatura e Umidade.
Pressão da estação ao nível médio da PISTA (QFE)
É a pressão lida por uma estação meteorológica de superfície.
Pressão ao nível médio do mar (QFF)
É a pressão da estação reduzida ao nível médio do mar para fins puramente
meteorológicos.
Ajuste do Altímetro(QNH)
É a pressão da estação reduzida ao nível médio do mar para fins
aeronáuticos cuja sigla é QNH
CARTA SINÓTICA
Ao analisar a variação de pressão sobre a superfície da terra verifica-se que a
mesma forma sistemas organizados de pressão.

Linhas Isóbaras
São linhas que unem pontos de mesmo valor de pressão atmosférica (QFF),
de 2 em 2 HPA . PARES
Centro de alta pressão
É aquela no qual a pressão aumenta para dentro do sistema ou diminui para
a periferia. Sistema fechado.

Centro de baixa pressão:
Sistema fechado. A pressão diminui para dentro do sistema ou aumenta para
a periferia.

Crista: é um prolongamento de um sistema de alta pressão, num sistema
aberto.
Cavado: é um prolongamento de baixa pressão num sistema aberto.
Colo : Região entre 2 sistemas de alta e 2 sistemas de baixas. Nesta região os ventos
são fracos porém variam bastante de direção.
Atmosfera padrão: idealizada pela ICAO ou OACI para servir de referência no
estudo da atmosfera real. Estende-se de uma altitude aproximada de 65.000 ft.
Características da atmosfera padrão
1. Ar Seco.
2. Composição do ar: 78% N, 21% 02, 1 % OUTROS.
3. Temperatura padrão ao nível médio do mar (NMM=15º C).

4. GTV (valor médio) 0,65ºC - 100m ou 2ºC /1000 ft, ate a base da
tropopausa onde a temperatura é de - 56,5ºC.
5. Pressão padrão a NMM = 10 1 3,25 hpa.
6. Gradiente de pressão vertical: 1 hpa para cada 30Ft=9m.
7. Densidade padrão do ar a NMM = 1.225 g/m3 de ar.
8. Velocidade do som ao NMM = 340 m/s.
OBS: Estas são as 8 condições ISA (atmosfera padrão da ICAO).

ALTIMETRIA
É a técnica de utilização dos altímetros.
Altímetro
É um barômetro dotado de uma cápsula aneróide modificado para indicar
altitudes em termos de pressão.
OBS: 1 HPA = 30ft = 9m
Níveis padrões: são níveis de pressão constante para fins meteorológicos.
1000 hpa = 120 m acima do nível do mar
850 hpa = 1.500 m ETC.
700 hpa = 3.000 m acima do nível do mar
500 hpa = 5.600 m
Níveis de vôo: são níveis de pressão constantes para fins aeronáuticos.
OBS: os níveis são paralelos entre si e paralelos aos níveis padrão de 1013.25 hpa.

Altitude de pressão
É a distância que separa um nível qualquer do nível de pressão 1013. 2 hpa.
Atmosfera real: níveis deformados mas paralelos.

VALOR D : O valor D é igual a diferença entre o QNH QNE multiplicado por
30
Exs: VD = 30 x (1018 - 1013) = 5 x 30 = 150 Ft.
Erro altimétrico devido à variação de pressão
Ajuste padrão ou ajuste universal = 1013,25 hpa = QNE
As acfts deverão voar em rota com seu altímetro ajustado em QNE. O
altímetro tem como característica indicar sempre a distancia que o separa do nível
para o qual foi ajustado. Como no vôo em rota, o altímetro estará ajustado QNE, as
Indicações dadas pelo mesmo serão sempre a altitude pressão da acft (FL ou Nível de
Vôo = AP).
Ajuste QNH: fornece a elevação ou a altitude da pista quando uma acft está
Pousada nesta.
Ajuste QNE: fornece a altitude pressão da Pista quando uma aeronave
estiver pousada nela e ajustado seu altímetro para 1.013 hpa --(QNE).
Ajuste QFE : ajuste a zero, pois quando pousada em um aeródromo com
ajuste QFE, o altímetro indicará zero.
Para pousar a acft , ao atingir o nível de transição deve se ajustar o altímetro
de QNE para QNH , assim obteremos a ALTITUDE INDICADA. O QNH do momento é
informado pela torre. Ao decolar, uma acft estará com seu altímetro em QNH e ao
atingir a ALTITUDE DE TRANSIÇÃO (AT) o piloto deverá ajustar o altímetro para
QNE.
EX : Se uma aeronave voa no FL 100 e a pressão a nível do mar está a 1020
hpa, calcule a distancia da aeronave em relação ao nível do mar.
QNH = 1020 VD = (1020 - 1013) x 30 210 Ft
QNE = 1013 Distância = 10.000 + 210 10.210 Ft

Erro Altimétrico devido à Temperatura
1. Voando com temperatura padrão não existe erro altimétrico e nem
erro de indicação do altímetro.
2. Voando com temperaturas maiores que a padrão existe um erro
altimétrico para mais e indicação do altímetro para menos.
3. Voando com temperaturas menores do que a padrão, existe um erro
altimétrico para menos e de indicação do altímetro para mais.
a. (QNH - QFE) x 30 = ELEVAÇÃO DO AERÓDROMO.
b. (QNE - QNH) x 30 = VALOR D.
c. (QNE - QFE) x 30 = ALTITUDE PRESSÃO DA PISTA.
Erro de temperatura
Et = 0,004 x Ap x /\T
0,004 = constante
Ap = altitude de pressão (FL) da aeronave
/\T = diferença entre a temperatura real e o padrão para o FL, considerado.
Ex.: Uma acft voa com temperatura de 00 C no FL 050. Nesta condição ela
estará:
ISA= 15-(2x5)=5ºC
/\T=OºC – 5º C = -5ºC.
Et = 0,004 x 5000 x (-50)
Et = -100 ft , a aeronave está voando a 4.900 Ft

Altitude Densidade
Ad = Ap +100 x /\T
100 = Constante
Ad = altitude densidade

/\T diferença da temperatura real e a temperatura padrão (para o FL
considerado)
Ap = altitude pressão
1. Ad = 5.000 + 100 x (5º - 5º)
Ad = 5.000 Ft. (Indica que a densidade é a padrão para 5.000 ft).
2. Ad = 5. 000 + 1 00 x (25º - 5º) = Ad = 7. 000 Ft. (Indica que a
densidade de 7. 000 ft está ocorrendo a 5.000 ft).
3. Ad = 5. 000 + 1 00 x (Oº - 5º) = Ad = 4.500 Ft. (Indica que a densidade
de 4.500 ft está ocorrendo a 5.000 ft).
Altitude densidade
É a altitude pressão corrigida para o erro de temperatura. AD alta é favorável
para níveis de vôo porém não para operações de pouso e decolagem.
Erro combinado
É o somatório do erro de pressão e de temperatura.
OBS.: O erro somente será crítico se a pressão ao nível do mar estiver baixa
e a temperatura no FL também.
Altitude Verdadeira da Aeronave
É a indicação dada por o altímetro quando este foi corrigido para o erro de
pressão e temperatura.

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Giovani Delgado
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MensagemAssunto: Re: Pressão e Altimetria   1/5/2010, 11:36

Cara esse tutorial é muito bom, muitas vezes o pessoal não da valor, mas a altimetria e tão importante na aviação quanto o motor do avião estar em plenas condições de funcionamento, vai voar em nivel errado pra voce ver kkkkkkk !!!

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Joao Paulo
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MensagemAssunto: Re: Pressão e Altimetria   1/5/2010, 11:53

pois é!

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