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 Ja ouviu falar em Lahso? Não!?

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Joao Paulo
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MensagemAssunto: Ja ouviu falar em Lahso? Não!?   6/3/2011, 18:51

RESPONSABILIDADES DOS PILOTOS QUANDO OPERANDO LAND AND HOLD SHORT OF OPERATIONS (LAHSO)

1. As operações LAHSO constituem em pousar e parar a aeronave em uma interseção de pista ou pista de taxi ou algum outro ponto da pista que não seja uma interseção.( veja figuras 1, 2 e 3)
2. esponsabilidades do piloto e procedimentos básicos

1. LAHSO é um procedimento do ATC que requer a participação do piloto de modo a considerar as necessidades da capacidade aumentada do aeroporto e a eficiência do sistema, e modo consistente e com segurança. Este procedimento pode ser executado de modo seguro, desde que pilotos e controladores esteja imbuidos de suas responsabilidades.
2. Em aeroportos controlados, o ATC pode autorizar um piloto a pousar e parar em um determinado ponto da pista. Os pilotos podem aceitar tais clearances desde que haja garantia, pelo piloto em comando, de que a aeronave poderá, seguramente, pousar e parar dentro da distancia disponível para pouso (ALD).
3. O piloto em comando tem a autoridade final para aceitar ou não instruções LAHSO. A segurança e a operação da aeronave permanece sob a responsabilidade do piloto. Espera-se que o piloto não aceite uma clearance LAHSO caso a mesma comprometa a segurança.
4. Para conduzir uma operação LAHSO, o piloto devera familiarizar-se com toda a operação concernente a tal operação para o aeroporto de destino. O piloto deverá ter prontamente disponível as informações da distância disponível para pouso(ALD) e informações do gradiente de descida para todas as combinações de operação LAHSO para as diversas pista do aeroporto.
5. Além disto, o conhecimento dos dados de performance da aeronave, permitirá ao piloto, prontamente, que aquela ALD para uma determinada pista é suficiente para uma operação LAHSO segura. Como parte de um pré-vôo, os pilotos devem certificar-se de que o aeroporto de destino tem operação LAHSO. Caso estejam previstas tais operações, o piloto deverá fazer uma avaliação de que combinação LAHSO será compatível com a distancia disponível para pouso (ALD) requerida para seu tipo de aeronave, de modo a saber com antecedência se pode ou não aceita uma operação LAHSO se oferecida.


LAND AND HOLD SHORT OF AN INTERSECTING RUNWAY


LAND AND HOLD SHORT OF AN INTERSECTING TAXIWAY

LAND AND HOLD SHORT OF A DESIGNATED POINT ON A RUNWAY OTHER THAN AN INTERSECTING RUNWAY OR TAXIWAY


5.

NOTA 1 - Na figura 3 a aeronave poderá ser solicitada a manter posição em um determinado ponto de modo a evitar conflito com área de segurança da pista ou com a trajetória de vôo de uma pista vizinha.

NOTA 2 - Cada figura mostra a localização aproximada das marcações, sinalização e iluminação embutida quando instalada para operações LAHSO.
6. Se, por qualquer razão, tais como: dificuldade em identificar a localização de uma interseção LAHSO, vento, condições de pista, etc., o piloto escolhe solicitar posar usando o comprimento total da pista, pousar em outra pista ou recusar o LAHSO, é esperado que o piloto prontamente informe ao ATC, o ideal é que seja feito antes que a autorização seja emitida.
7. Uma autorização LAHSO, uma vez aceita, deverá ser cumprida assim como qualquer outra autorização do ATC, a menos que uma modificação tenha sido obtida ou ocorra uma emergência. Uma autorização LAHSO não impede a rejeita o poso, arremeter.
8. O piloto que aceita uma autorização LAHSO deverá pousar e abandonar a pista na primeira e apropriada taxiway (a menos que de outra forma instruído) antes de atingir o ponto de espera (hold short point). De outro modo, deverá parar e esperar no ponto de espera. Se uma arremetida se torna necessária após aceitar a autorização LAHSO, o piloto deverá manter uma separação segura das outras aeronaves ou veículos e, prontamente notificar ao controlador.
9. Os controladores necessitam de que seja feito o cotejamento completo de todas autorizações LAHSO. O piloto ao cotejar uma LAHSO deverá usar as palavras: "HOLD SHORT OF (RUNWAY/TAXIWAY/OR POINT)". Para evitar congestionamento na freqüência o piloto deverá, imediatamente, cotejar de forma que o controlador não tenha que fazer tal solicitação.

1. Consciência Situacional LAHSO

1. Consciência Situacional é vital para o sucesso de uma operação LAHSO. A Consciência Situacional começa ao se ter informações atualizadas do aeroporto na cabine prontamente acessíveis ao piloto. (um diagrama do aeroporto facilita ao piloto situar-se no aeroporto de modo a reduzir solicitações de instruções progressivas de taxi aos controladores).
2. Consciência Situacional inclui uma efetiva comunicação rádio bilateral piloto-controlador. O ATC espera que o piloto tome conhecimento e coteje todas as autorizações LAHSO da seguinte forma:
3. ATC: "(ACFT ID) CLEARED TO LAND RWY 6R, HOLD SHORT OF TAXIWAY BRAVO FOR CROSSING TFC (TYPE ACFT)."

ACFT: "(ACFT ID), WILCO, CLEARED TO LAND RWY 6R TO HOLD SHORT OF TAXIWAY BRAVO."

ATC: "(ACFT ID) CROSS RWY 6R AT TAXIWAY BRAVO, LANDING ACFT WILL HOLD SHORT."

ACFT: "(ACFT ID), ROGER, CROSS RWY 6R AT BRAVO, LANDING TFC (TYPE ACFT) TO HOLD."
4. Para aeronaves com dois tripulantes (piloto e co-piloto), uma efetiva intercomunicação também é crítica. Haverá várias situações em que o piloto ao manter comunicações rádio aceita uma autorização LAHSO mas simplesmente esquece de comunica-la ao companheiro que está pilotando.
5. Consciência Situacional também inclui um completo conhecimento das marcas, sinalizações e balizamento do aeroporto associados a operações LAHSO. Este auxílio visual consiste de um sistema de três partes, onde o ponto de espera é definido opor marcas amarelas (no pavimento), sinalização vertical vermelha e branca e, em certos casos, iluminação embutida no pavimento. Estes auxílios visuais ajudam aos pilotos a definir o ponto onde devem parar. Nas figuras 1, 2 e 3 serão mostradas as sinalizações.
6. Os pilotos somente deverão receber uma autorização LAHSO quando há um teto mínimo de 1.000 pés com uma visibilidade de 3 milhas. O propósito de se ter condições visuais básicas é permitir que as aeronaves mantenham contato visual com outras aeronaves ou veículos no solo. Os pilotos deverão considerar os efeitos da visibilidade predominante em vôo (pousar com o sol de frente) e como isto poderá afetar a totalidade da Consciência Situacional. Adicionalmente, veículos no solo e aeronaves sendo rebocadas pela manutenção também poderão fazer parte de uma operação LAHSO, especialmente naquelas operações que envolvem cruzamento da pista em uso.

Fonte: http://parupri.sites.uol.com.br/LAHSO2.htm

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