Forum destinado para auxiliar o blog www.dicasdevoo.blogspot.com
 
InícioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Velocidade aerodinamica verdadeira (TAS)

Ir em baixo 
AutorMensagem
Joao Paulo
Admin
avatar

Mensagens : 72
Pontos : 138
Data de inscrição : 28/04/2010
Idade : 24
Localização : Fortaleza

MensagemAssunto: Velocidade aerodinamica verdadeira (TAS)   9/3/2011, 12:35

Velocidade aerodinamica verdadeira (TAS) é a velocidade de um avião relativo aos airmass em que voa, isto é. o valor do diferença do vetor da velocidade do avião e da velocidade do ar. Sob as condições zero do vento e no vôo horizontal, isto é igual à velocidade sobre a terra. Sob condições que do vento um estimation do vento é usado fazer a windspeed o cálculo do vetor que computa uma velocidade à terra estimada da velocidade verdadeira do ar e de um ângulo da correção do vento para manter a trilha à terra desejada.

Exposição do avião velocidade aerodinamica indicada em um instrumento chamado indicador da velocidade aerodinamica. A velocidade aerodinamica indicada diferirá da velocidade aerodinamica verdadeira em densidades do ar à excepção de alguma densidade de referência. A densidade do ar é afetada pela temperatura, pelo índice de umidade, e pela altura. A velocidade aerodinamica indicada é usada no avião operação porque a velocidade do stalling do avião e as velocidades limitando estruturais são dependentes da velocidade aerodinamica indicada, irrespective da velocidade aerodinamica verdadeira. Entretanto, navegação apropriada através de conta inoperante (sem referência à terra constante) requer o uso de correções da velocidade aerodinamica verdadeira e do vento.

O TAS pode ser calculado em função de Número de Mach e temperatura de ar de estática:

Onde
TAS = velocidade aerodinamica verdadeira
asl está a velocidade de som padrão no °C 15 (661.47 nós)
Ma é o número de Mach,
T está a temperatura de ar de estática dentro kelvins,
Tsl é o mar padrão - temperatura nivelada (288.15 K)

Combinar o acima com a expressão para o número de Mach sob o fluxo compresible subsonic dá uma expressão para o TAS em função da pressão de impacto (tubo pitot), pressão de estática e temperatura de ar de estática:

Onde
qc é a pressão de impacto
P é a pressão de estática

Sistemas de instrumento de vôo eletrônico (EFIS) contenha computador de dados de ar com entradas da pressão de impacto, pressão de estática e temperatura de ar total. A fim computar o TAS o computador de dados de ar deve converter a temperatura de ar total à temperatura de ar de estática. Esta é uma função do número de Mach:

Onde
Tt = temperatura de ar total

Para o cálculo manual do TAS nos nós onde o número de Mach e a temperatura de ar de estática são sabidos a expressão pode ser simplificada:

recordando que a temperatura está nos kelvins.

No avião simples, sem um computador de dados de ar ou Machmeter, a velocidade aerodinamica verdadeira pode ser calculada em função de velocidade aerodinamica calibrada e densidade local do ar (ou temperatura de ar e altura de pressão de estática que determinam a densidade). Alguns indicadores da velocidade aerodinamica incorporam a régua de corrediça mecanismo para executar este cálculo. Se não, pode ser usar-se executado este Java applet ou um dispositivo tal como E6B (uma circular handheld régua de corrediça).

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.dicasdevoo.blogspot.com
 
Velocidade aerodinamica verdadeira (TAS)
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» CRESCENDO À VELOCIDADE DA LUZ !!! QUASE 150... AJUDAM ?!?
» 30000000 km/h?????

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Area para pilotos :: Treinamentos para pilotos-
Ir para: