Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Forum destinado para auxiliar o blog www.dicasdevoo.blogspot.com
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Controle de Tráfego ( Controle de Tráfego - DEL )

Ir para baixo 
AutorMensagem
E.Wesley




Mensagens : 6
Pontos : 10
Data de inscrição : 13/03/2011
Idade : 31
Localização : Belém/Pará

Controle de Tráfego ( Controle de Tráfego - DEL ) Empty
MensagemAssunto: Controle de Tráfego ( Controle de Tráfego - DEL )   Controle de Tráfego ( Controle de Tráfego - DEL ) Icon_minitime14/3/2011, 05:34

Indrodução:
*ATC ( Air Traffic Control/Controle de Tráfego Aéreo ) vem com o objetivo de organizar as aeronaves tanto no Solo como no Ar por meio da visão ou de uma Tela Radar respectivamente.Basicamente são 6 posições ATC, Delivery ( onde vamos falar neste tópico ), Ground, Torre, Aproximação/Saída, Centro de Controle de Área e FIS.

#Delivery:
-Posição ATC onde o Objetivo é enviar ao ACC ( Centro de Controle de Área ) o plano de vôo de uma aeronave, para posteriormente aprovação, esse serviço ATC não tem em todos os aeroportos, apenas os mais movimentados usam deste serviço para evitar a sobrecarga na frequencia do Solo ou da Torre, e o príncipal, a aprovação sempre provem do ACC para saber se a Rota que a aeronave que mandou não atrapalhe os tráfegos e nisso mantem-se os fluxo de tráfego.

*Função:
-Apenas Aprovação mediante a envio do plano de vôo ao ACC. O DEL recebe a aeronave na frequencia e a mesma solicitará a aprovação do plano, mediante ao plano o DEL vai enviar para o ACC, neste momento o DEL informa à aeronave para aguardar a aprovação do Plano de Vôo. Quando aprovado o DEL irá fazer uma Cópia para a aeronave como cópia ? o DEL irá informar que a aeronave está altorizada para o destino, vai informar o Nível de Vôo onde ela irá manter, pista em uso deste aeroporto, procedimento de saída...etc. Está é a função do DELIVERY CLEARENCE, aprovar o Plano de vôo e repassar a aeronave as informações Meteorológicas e as demais complementações.

EX1:Uma Aeronave chama o Tráfego de Guarulhos para aprovação do Plano.

*Em Português

1- ( Aeronave )-Boa Noite Tráfego Guarulhos, TAM3556
ciente informação BRAVO.

2- ( DEL )-Boa Noite TAM3556, aguarde cópia para
SBCT e prepare saída CONGONHAS1

3- ( DEL )-Boa Noite TAM3556, pronto para a cópia?

*Em Inglês

1- (Aircraft )-Good Evening Guarulhos Clearance,TAM3556
with information BRAVO.

2- ( DEL )-Good Afternoon TAM3556, mantain my
frequency and expect CONGONHAS1
departure for SBCT.

3- ( DEL )-Good Evening TAM3556 ready to copy?

*Bom até aqui ta de boa né ? isso até agora o DEL irá fazer com a aeronave, agora para que o controlador de vôo venha a Aprovar o Plano de vôo ele terá que ter o conhecimento de algumas Regras, para que ele aprove o Plano de Vôo correto ou informe algum campo que precisa ser corrigido para a aeronave. Vamo Lá você controlador de vôo virtual terá uma lista para informar a aeronave em ordem para a aprovação, não se preocupe, pois estas informações é só procurar que tem são bem simples:

a) Indicativo da aeronave;
b) Pista em uso;
c) Direção/velocidade do vento;
d) Ajuste de altímetro;
e) AD de destino,
f) Nível de vôo;
G) Rota e limite da autorização caso exista
h) Procedimento de subida;
i) Primeira manobra após a DEP;
j) Freqüência do controle;
m) Código transponder;

Ex2:
*Em Português

*TAM3556, autorizado SBCT FL360
conforme rota do plano de vôo,
decola da pista 09L com primeira curva à direita após decolagem
Saída CONGONHAS1 com transição em Curse,Controle São Paulo em
129.750, Código transponder 4001 temperatura da pista 23°C Cotege.

-Neste Momento a aeronave irá cotejar (repetir tudo o que o controlador passou para ela), para que o ATC esteja ciente que a aeronave entendeu tudo Correto.Após o Cotejamento o ATC Falará Cotejamento Correto Chame o Solo em Ex:127.900 para o push back e acionamento, e a aeronave irá mudar a sua frequencia para o Solo para pedir Respectivas Altorizações. Bom Nisto encerra o trabalho do DEL, e começa o trabalho do SOLO, que será postado no próximo tópico té lá =)

*Em Inglês

*TAM3556, Clear to SBCT FL360
As Filed
Takeoff Runway 09L With First turn after takeoff
Departrure CONGONHAS1 with Curse Transition, Sao Paulo Approach in
129.750, Squak Code 4001 Temperature of Runway 23°C Readback



Bom Amigos, Resumão ae Para Vocês, Estarei Postando assim que possível as outras posições de ATC, Informo que todas as dúvidas sugestoes comentários criticas seram muito bem vindas, para isso que servem elas, para nos aperfeiçoar! Grande Abraço à Todos e Bons Estudos =D

Fonte:MI055-08 Controle de Tráfego aéreo ( DEL ) - VATSIM e Conhecimentos Gerais.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Controle de Tráfego ( Controle de Tráfego - DEL )
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
»  Controle de Tráfego ( Controle de Tráfego - GND )
» Duvida Sobre Controle do FSX

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Area para controladores :: Treinamento para Controladores-
Ir para: