Fala Pessoal Como Vão os Estudos ? Beleza então, hoje vamos falar do contrololador de solo mais conhecido como Ground ( Solo ).
#Ground;
*Função:
-Nesta posição, o ATC tem a missão de aprovar planos de vôo ( caso a posição DELIVERY não esteja disponivel ),autorizar o Push back ( quando o avião é empurrado para trás por meio de um trator )
e Acionamento, taxi, serviço de informação de solo, informações meteorológicas, enfim...Ficará encarregada de organizar o tráfego no solo até o ponto de espera da pista em uso,
Lembrando que está posição não tem domínio sobre as pistas, nem autorização para cruzamento e nem decolagem.
-Após a aeronave ter livrado a pista em uso, a Torre irá transferi-la para o solo, e assim que a aeronave chamar o solo funcionará da seguinte maneira:
Ex1:Uma Aeronave Após Livrado a Pista.
a) Indicativo da aeronave;
b) Instruções de taxi;
c) Informações adicionais.
*Em Português
1-( Aeronave ) Solo Belém, GLO1665 livrando na DELTA.
2-( Solo ) GLO1665, taxi via DELTA e CHARLIE para a posição 5 mantendo a minha escuta até o corte.
*Neste ponto a aeronave coteja as informações e instruções de taxi e prossegue como instruido pelo ATC, após o corte não é nescessário a informação ''aeronave tal para o corte e desembarque''
a mesma irá fazer sem coordenação e autorização do ATC.
*Em Ingles
1-( Aircraft ) Belem Ground, GLO1665 vacated via DELTA.
2-( Ground ) GLO1665, taxi via DELTA and CHARLIE to position 5 keeping my hearing to the court.
*Beleza, então falamos de uma possível chegada e a fonia na chegada, é importante frisar que essa não vai ser a única fraseologia, pode por exemplo ter um tráfego taxiando para a pista,
e você controlador de solo, irá pedir até um limite para essa aeronave que está chegando para taxi ao portão =), então vamos lá para a chegada:
Ex2:Após a aprovação do plano, o push back e acionamento ( para aernaves médias e grande porte ), e apenas o acionamento para aeronaves ( pequeno porte, pois não nescessesitam de push back ) o controlador
tem que seguir uma ordem em relação ao que falar para a aeronave que está pronta para o push back e acionamento, porém o controlador aguardará o contato da aeronave para tal altorização:
a) Indicativo do órgão;
b) Indicativo da aeronave;
c) Posição no solo;
d) Autorização solicitada.
*Em Português
1- ( Aeronave ) Solo Fortaleza, VLO6554 posição 5 pronto push back e acionamento.
2- ( Solo ) VLO6554, autorizado push back e acionamento, chame pronto para o taxi.
*Em Ingles
1- ( Aircraft ) Fortaleza ground, VLO6554 position 5 ready for push back and start up.
2- ( Ground ) VLO6554, cleared push back and start up, call me ready to taxi.
*Mais uma vez em relação a fraseologia, em caso de outras aeronaves estejam muito próximas às que iram efetuar o push back e acionamento, o ATC poderá pedir para a aeronave manter a escuta e aguardar a altorização do mesmo.
*Quando a aeronave estiver pronta para o taxi depois de ter efetuado o Push back e acionamento, a mesma irá chamar o controle e informar que está pronta para o taxi, com as seguintes informações:
a) Indicativo da aeronave*;
b) Pessoas a bordo*;
c) Autonomia de vôo*;
d) Aeródromo de alternativa*;
e) Autorização solicitada*.
* Aeronaves estrangeiras não são obrigadas a informar estes dados
*Em Português
1- ( Aeronave ) Solo Congonhas, VRG2336 pronto taxi com 133 abordo autonomia de 4 horas alterna confins.
2- ( Solo ) VRG2336, autorizado taxi ao ponto de espera da 17 direita via MIKE e ECHO, quando lá chame Torre 127.150
*Em Ingles
1- ( Aircraft ) Congonhas Ground, VRG2336 ready to taxi with 133 onbord autonomy of 4 hours and alternate confins
2- ( Ground ) VRG2336, cleared to taxi to hold point of runway 17 right via MIKE and ECHO, when hold call Tower on 127.150.
*No Ponto de espera a aeronave vai chamar a Torre e o serviço do solo está encerrado apartir deste momento, tem situações que o solo manda a aeronave até o ponto de espera e pede para que a mesma
chame no ponto de espera, para a troca de frequencia alí mesmo o solo fala ( aeronave tal chame agora torre em XXX.XXX ), isso se ganha com experiência e vai de controle para controle =).
-Pessoal é isso sobre o ATC/Solo, muitas pessoas que estam iniciando pensam que só por que é solo não tem graça controlar...porém você como solo tem uma responsabilidade gigannnteeeee e é Legal sim aprenda
a fazer tudinhooo certo que sempre terá graça e ficará mais intereçante até para o aprendizado =D ...
Fonte:MI055-08 Controle de Tráfego aéreo ( GND ) - VATSIM e Conhecimentos Gerais.